header-img-1

Programação LabJuntos

LabJuntos#1

19/04 | Bem-vindo ao tempo da virada: um manifesto pela transformação

com Regina Migliori

Nesta imersão, Regina propõe uma série de modelos inovadores, a partir de exemplos que liderou em grandes empresas brasileiras, capazes de gerar transformações em escala para toda a sociedade. Através de ferramentas e recursos colaborativos o laboratório tem o objetivo de trabalhar estratégias que maximizem oportunidades e resultados especialmente para as empresas com forte investimento social.

_

Regina Migliori tem uma atuação diversificada, no Brasil e no exterior, junto a empresas, instituições de educação, governos e organismos internacionais, antevendo tendências globais e brasileiras em diferentes setores. Em seu trabalho integra diferentes áreas de atuação, como neurociência cognitiva-comportamental e estratégias de desenvolvimento humano.

LabJuntos#2

26/04 | Novas vozes tomam as ruas e as redes: o que elas comunicam?

com Fábio Malini

As manifestações que tomaram conta do Brasil em junho de 2013 mudaram radicalmente a maneira como os brasileiros especialmente mais jovens se envolvem com as causas sociais e, principalmente, como as comunicam. A multiplicação das forma se linguagens de comunicação permitiu o surgimento de novas vozes, que trouxeram ao debate atores até então esquecidos. O desafio, agora, é entender a nova rede de significados e articulações que surgem a partir daí.

_

Fábio é ensaísta, professor e pesquisador sobre ciências de dados, redes sociais e Comunicação Política. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), ele é Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), onde defendeu a tese O Comunismo das Redes.

_

Labjuntos 17/05  ADIADO* (em breve nova data) |  Inovar para quê? Propósito, tecnologia e design

com Clara Cecchini

Nessa imersão, Clara nos faz refletir de forma prática sobre a inovação focada em encontrar soluções para os problemas da sociedade, sejam eles sociais ou de negócios.

Clara Cecchini é formada em Artes Cênicas, com MBA em Bens Culturais e desenvolve seu trabalho como gestora e consultora nas áreas da cultura e da educação.

*Lamentamos comunicar que a participação de Clara Cecchini foi adiada. Em breve informaremos nova data.

LabJuntos#3

31/05  |  Acelerando mudanças: a era dos negócios conscientes

com Ana Cortat

Vivemos em uma absoluta mudança de perspectiva na relação das corporações e suas marcas com a sociedade. Ana falará sobre o papel e a atuação das organizações na criação de Valor Compartilhado, onde o envolvimento da marca vai muito além da alavancagem de projetos, pede compromissos de longo prazo, corrige a distância e traz a preocupação com o impacto social para o centro do negócio. E a comunicação é como um vetor para dar escala as mudanças que as empresas trazem na área social.

_

Ana é estrategista, membro do Conselho do Grupo de Planejamento e liderou a área de planejamento na Leo Burnett, Isobar, Agencia Africa e Pereira & O’Dell Brasil, tendo desenvolvido relevantes projetos para Procter&Gamble, Fiat, Bank Boston, Visa, Itaú, Budweiser, Brahma, Philip Morris, Johnnie Walker, Telefonica VIVO, TIM e Walmart. Dentre os projetos nos quais trabalhou, destacam-se o reposicionamento da Fiat no Brasil com o case “Revisão de Conceitos: de 35% de rejeição à liderança em vendas”, a aproximação entre a promessa de marca e os projetos institucionais do Itaú com o case “#IssoMudaoMundo” e a estratégia de reaproximação entre CocaCola e adolescentes na América Latina com o case “Verdadero Amigo: a amizade verdadeira superando o maior desafio da adolescência”. Na área de opinião pública, atuou em projetos voltados para mudança de comportamento social e nas eleições presidenciais brasileiras de 1989, 1994 e 2002. Sua carreira inclui trabalhos reconhecidos pelo Effie Awards e Jay Chiat. Sua trajetória profissional inclui indicações para o Caborje, 2008 e para o Destaque Profissional ABP em 2011. Em 2014, foi homenageada pelo Woman to Watch como uma das mulheres de destaque em inovação e liderança no Marketing e na Publicidade brasileira.

LabJuntos#4 (nova data)

19/07  |  Mundo fashion em ebulição: como as mudanças culturais estão transformando a moda

com Renata Abranchs

Renata Abranchs traça um panorama das tendências que estão revolucionando o mundo da moda, dos processos de produção, à gestão, distribuição e venda, atualizando o mercado com o que tem de mais interessante e inovador neste segmento.  

_

Formada em Belas Artes pela EBA/UFRJ e Estilismo pelo Senai Cetiqt. Em 1997, Renata criou o Bureau de Estilo, que atende a centenas de empresas brasileiras da área de moda, por meio de pesquisas, consultorias de Estilo e Branding e treinamentos sob medida. Promove desde 2004 os Encontros de Moda, que já fazem parte do calendário nacional. É fundadora e mentora do RIOetc e co-autora de “A Carioca – Guia de Estilo para viver a Cidade Maravilhosa”. Carrega na bagagem, consultorias e projetos especiais com empresas como Leader, Maria Filó, Farm, Mercatto, Havaianas, AD, Grupo Hering, C&A, GNT, Lacoste, Adidas, Kalimo, Santa Constância, Berlan, TV Globo, entre outras. É co-fundadora do movimento #feitonobrasil , mentora da plataforma MALHA, e desde 2015, leciona na pós-graduação do Instituto Europeo di Design – IED Rio.

LabJuntos#5

28/6  |  Marcas ativistas: gerando valor compartilhado

com Marta Porto

Como as marcas vem assumindo cada vez mais uma postura ativa e ativista diante de temas culturais, políticos e sociais? 

Quais são as marcas ativistas e como elas expressam isso nas suas campanhas, ativações e ações de comunicação? 

Neste LabJuntos vamos fazer um passeio sobre a mudança de posicionamento das marcas ao assumirem ser agentes de transformação de valores e o impacto que elas geram no mundo da comunicação, no consumo e da vida em sociedade.

_

Jornalista, com o Mestrado em Ciência da Informação e Pós-graduação em Psicologia Junguiana, Arte e Teoria do Imaginário. Desde 1994, lidera, assessora e apoia políticas de comunicação e cultura em organizações internacionais, governos e instituições não governamentais para atender objetivos que vão da melhoria de processos de gestão, governança, aprendizado e apropriação de conhecimentos até a disseminação de valores éticos e humanísticos. Liderou por 5 anos a implantação e coordenação do Escritório da Unesco no Rio de Janeiro. Fundou a primeira agência de comunicação por causas do Brasil, é conferencista internacional e autora de artigos e ensaios publicados na imprensa, em coletâneas de livros e revistas especializadas. Responsável pela liderança executiva da Juntos.

LabJuntos#6

12/7  |  Workshop (3h) Licença Social: construindo junto às comunidades

com Nísia Werneck

Neste encontro, Nísia Werneck, da NOW Consultoria e Projetos, irá falar das transformações na relação entre empresas e sociedade em um tempo no qual a ética, a transparência e o diálogo são uma conquista social e uma agenda prioritária de atuação. Neste contexto, a Licença Social para Operar deixa de ser uma questão essencial somente para as mineradoras e empresas de energia, que necessitam dela para suas instalações e operações, para ser relevante a todos: empresas e sociedade.

_

Nísia é sócia diretora da NOW Consultoria e Projetos. Professora associada da Fundação Dom Cabral, consultora com atuação recente junto ao Instituto C&A, Fundação Itaú Social e Instituto Natura. Ao longo da vida profissional atuou como consultora de diversas empresas (Petrobras, Vale, Holcim, Furnas, CPFL, etc), organizações e movimentos sociais (Fundação Avina, Pacto de Minas pela Educação, Todos pela Educação, etc) e órgãos públicos (Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e outros).

LabJuntos#7

30/08  |  Um passo decisivo pela Igualdade de Gênero 

com Isabel Clavelin

A igualdade de gênero é um desafio urgente e global. Homens, mulheres, empresas, sociedade civil e governos devem todos atuar para melhorar as condições de vida das mulheres e ampliar sua participação em todos os setores.
Isabel Clavelin, responsável pela Comunicação da ONU Mulheres, vai conversar conosco sobre a iniciativa Planeta 50-50 em 2030 e como os objetivos do desenvolvimento sustentável também podem conduzir a um mundo com mais equidade.  

_

Jornalista e assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil e doutora em Comunicação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) pela UnB na área de mídia, gênero e racialidade. Possui experiência profissional em assessoria de imprensa/comunicação em instituições privadas, públicas, internacional e do movimento social (organizações negras).

>> Inscrições: http://bit.ly/2hS6qmZ

LabJuntos#8 ADIADO* (em breve nova data)

Bate-Juntos Lucro do benéfico: os negócios de impacto social

com Gabriela Valente e Maíra Pimentel

Neste LabJuntos vamos inovar, promovendo um debate entre duas empreendedoras que vem mudando a face do segmento de negócios que atuam.

Gabriela Valente, do Sistema B e Maíra Pimentel, co-fundadora e sócia da Tamboro, vão discutir o papel da inovação em um mundo que exige maiores oportunidades para os jovens e redes estratégicas para acelerar resultados. Focando na ideia de que sem impacto e relevância socioambiental as ações podem ter mérito, mas não influenciam as mudanças desejadas de modelo, as duas vão apresentar experiências e projetos em parceria que estão fazendo diferença no mundo real.

_

Gabriela Valente | Gestora da área de educação e treinamento empresarial do Sistema B Brasil. Colíder do Rio+B, iniciativa multisetorial que convida as empresas do Rio de Janeiro a avaliarem seus impactos socioambientais. Gabriela tem ampla experiência em gestão executiva de projetos, com graduação e mestrado em Letras, sobre o movimento civíl de resistência ao autoritarismo da Segunda Guerra na Itália. Atua, desde que foi mãe, em iniciativas, projetos e espaços ligados às Novas Economias e Nova Educação no Rio de Janeiro.

Maíra Pimentel | Há 14 anos desenvolve projetos na área social. Em 2010 iniciou sua trajetória como empreendedora social ao fundar, com um grupo de amigos, a Tamboro Educacional –  start up carioca de Educação e Inovação. Em paralelo, ainda em 2010, implementou a operação do Ensina! – adaptação do modelo global Teach for América no Brasil. Coordenou a implantação do Programa NAVE , considerado um dos projetos mais inovadores do mundo na área de educação & tecnologia e a expansão do Programa Tonomundo,  um dos maiores programas privados de inclusão digital do Brasil. Formada em Comunicação Social pela UFF, pós-graduada em Marketing pela FGV e MBE em Responsabilidade Social e 3º Setor pela UFRJ, antes de ingressar na área de impacto social, acumulou 7 anos de experiência em gestão de projetos web e mobile em empresas como Petrobras, Cadê, Agência Click e Blah!.

200317logoLabJuntos#jg1-08
  • Insira seu DDD e telefone